terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

Cinebook | Maze Runner - A Cura Mortal # 53


Avaliação:   

ATENÇÃO: Este texto contém SPOILER! 

Se você leu o último livro da trilogia de Maze Runner, vai perceber que muitas coisas foram modificadas na adaptação do longa, tendo poucos fatos que se assemelham ao livro. Para aqueles que não leram o livro e acompanhou apenas os filmes da franquia, com certeza o filme agradará, por suas diversas cenas de ação, mantendo o padrão já conhecido dos dois filmes anteriores. Mas para os leitores, alguns fatos não irão passar despercebidos.

Nos livros, Minho não é levado pelo CRUEL, ele está a maior parte do tempo com Thomas, alterando assim o filme que se inicia de maneira dinâmica com a tentativa de salvamento do rapaz. Na sequência podemos compreender a importância que os imunes têm para os experimentos do CRUEL e os procedimentos que estão executando nas cobaias para encontrar a cura do Fulgor. 

Gostei bastante dessa mudança, pois no livro as idas e vindas entre os diferentes cenários foi algo desgastante na leitura, deixando-a cansativa. Isso não funcionária muito bem no filme. Ao deixarem uma sequência direta, possibilitaram a compreensão instantânea sobre o CRUEL, o fulgor, o impacto civil, a base para o inicio da guerra entre outros elementos importantes do arco principal.  

Outra mudança que ficou meio vaga foi o "terceiro grupo" inexistente no enredo. No filme anterior o Braço Direito é mencionando como o grupo que está nas montanhas com os imunes. Porém neste terceiro filme essa referência fica perdida. No livro o Braço direito é o grupo onde Gally está escondido, esse grupo também aparece e destrói a base do CRUEL, igual ao livro mas em momento nenhum é chamado como Braço direito, isso porque vemos o comante do grupo das montanhas ajudando Thomas nos momentos cruciais do filme. Acredito que não mencionar foi uma maneira de não confundi o telespectador que assistiu apenas os filmes da série. 

Agora falando em coisas semelhantes, foi emocionante ver as partes de Newt. Tudo que envolveu o personagem foi adaptado com muito cuidado trazendo o impacto necessário e esperado para seu final. E mesmo que tenham transformado sua carta de duas linhas em duas folhas, ainda sim as palavras foram satisfatórias, sendo significativo.

O mesmo não aconteceu com a personagem de Teresa. Pelo fato de terem mudado o final de Ava Paige isso interferiu diretamente para o fechamento e conclusão dos motivos que levaram a jovem a seguir o CRUEL, o que é uma pena já que foi uma das coisas que mais gostei no livro ( e olha que não gostei de muitas). O sacrifício final de Tereza no livro expressa toda a sua vontade de salvar a raça humana, fica claro que ela sabia o plano B de Ava e faria o impossível para ver Thomas seguir adiante não importando as consequências. Foi uma pena transformarem o acontecimento em algo romântico, por mais "fofo" que tenha sido tiraram toda a carga real da personagem de Tereza. E mesmo que Thomas apareça com a cura produzida por ela, nas mãos lembrando dela, o fato parece se referir a uma "possível continuação" e não a Tereza. Enfim, a sequência dela poderia ter sido melhor explorada.

Para finalizar, na maior parte dos livros "Prova de Fogo" e " A Cura Mortal" o personagem de Thomas encontra-se ferido psicologicamente ou fisicamente, mas nos filmes o protagonista consegue por diversas vezes escapar desse destino. Neste terceiro filme os experimentos que são feitos no celebro de Thomas para o estudo da cura no livro, nas telinhas são mostrados através do personagem de Minho. A referência fica clara, durante a invasão ao CRUEL, no salvamento do jovem, quando Tereza percebe que o sangue de Thomas é o resultado que esperavam. Então todo drama de ver Thomas ferido foi descartado novamente? Não, dessa vez. Janson (Homem-rato) faz as honras atirando em Thomas ao revelar que está infectado. A tensão que antecede os minutos finais foi um dos melhores momentos do filme. 

Essas foram minhas observações em relação filme versos filme, o que achou? Teve opiniões similares ao assistir o último filme da franquia? Sim? Não? Deixe um comentário. O Paraíso dos livros que saber! 


Confira trailer abaixo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário