sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Resenha | Jogos Vorazes - Suzanne Collins - Livro 1


Autor: Suzanne Collins
Editora: Rocco - Jovens Leitores
Páginas: 397
Avaliação:      


Em uma nação chamada Panem, doze distritos são convocados pela Capital todos os anos para os Jogos Vorazes. Um reality show televisionando para toda Panem, aonde um menino e uma menina de cada distritos são selecionados devem competir até o limite de suas forças. Numa batalha, pela sua própria sobrevivência em uma arena sangrenta, obrigados a lutarem até a morte! Essa é a maneira que a Capital mantém a ordem, causando medo, demonstrando seu poder sobre a população, que teme ser destruída como o distrito 13 foi um dia.


Neste cenário, a protagonista Katniss se desespera ao ver que sua irmã mais nova Prim, ser escolhida e se oferece em seu lugar para competição. Juntamente com Peeta (o garoto selecionado do seu distrito 12), Katniss segue em rumo aos jogos que mudaram para sempre o sentido de suas vidas.

Jogos Vorazes se tornou um dos meus livros favoritos, porque consegue ser dramático, desesperador, romântico, emotivo, ter ação do início ao fim, sendo altamente viciante e com partes de tirar o fôlego. Todos os participantes de alguma maneira durante os jogos, mostram suas razões, seus motivos por estarem contra ou à favor do governo, que deixa claro a existência de duas realidades opostas que se cruzam em meio ao sangue e dor. Enquanto a capital ostenta luxo e poder os distritos passam necessidade tendo condições mínimas para viver, vendo-se obrigados a darem suas crianças como sacrifício e assistir um reality show onde os tributos escolhidos terão que matar uns aos outros.

Assim como Peeta, neste contexto, Katniss não aceita ser mais uma peça manipulada dentro de um entretenimento sangrento que a cada ano tirará mais vidas de seus cidadãos. Katniss não é uma personagem simpática ou meiga, porém possui grande inteligência e seu lado racional a faz ser focada em seus objetivos para chegar viva até o final. Peeta por outro lado tem dentro de si sensibilidade, amor e simpatia. Dessa forma, Katniss se torna a razão e Peeta a emoção, equalizando diversas situações, fazendo cada página trazer algo surpreendente ao leitor.

O que mais gostei neste livro, foi o fato dele conseguir relacionar a ficção com a realidade, fazendo-me pensar na minha própria sociedade durante a leitura. A protagonista é altruísta, e crê que cada cidadão deve lutar pelas coisas que acredita. Katniss simboliza esperança em meio a escuridão, tornando-se ela mesma a mudança que deseja ver. Que cada ação, cada atitude tem relevância quando se pensa no geral.

Você se pegará várias vezes dizendo: "Por essa não esperava."
O livro traz um dinamismo perfeito e sincronizado. Enquanto não chegar as páginas finais acredite você não irá parar de ler! #Recomendo !

Confira vídeo abaixo:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Resenha | Castelo Animado • Diana Wynner Jones – Livro 1

  Autor:  Diana Wynner Jones  Editora:  Galera Páginas:  368 Avaliação:         Sophie é uma jovem que trabalha na chapelaria de sua família...