sábado, 22 de fevereiro de 2014

Resenha | Os Signos do Design- Wilton Azevedo


Autor: Wilton Azevedo
Editora: Global
Páginas: 144
Avaliação:
    

Ao escolher uma profissão devemos avaliar vários conceitos e determinar os pontos favoráveis que teremos ao executa-la. É difícil dizer com exata precisam quando surgiu o design gráfico, porém há diversas evidências e grandes obras que ganharam prestigio graças a criatividade de seus criadores. Antes mesmo de escrever o homem já desenhava e deixava seus sinais para gerações futuras, em outras palavras somos um grande leque de criatividade pronto para inovação.
" Os signos do design" trás vários momentos significativos sobre a história e a diversidade desse campo profissional tão amplo, como a fotografia, propaganda, história da arte, computação gráfica, arquitetura entre outros.
Na publicidade por exemplo vemos que o movimento do pop art na primeira metade do século XX é um verdadeiro ponto de partida para que a mesma apareça no meio comercial de forma operacional. Já no mundo das artes o dadaísta Marcel Duchamp, com a sua obra "o urinol" quebrava tabus, trazendo um objeto aparentemente comum criando um significado diferente para o mesmo.
O próximo passo para os designers foi o mobiliário, o homem agora queria modelar os móveis com formas e matérias diferentes dos habituais, não bastava possuírem conforto tinham que ser de boa aparência sendo assim mais desejados.
Tanto no passado como nos dias atuais o design deve unir a forma a função, analisando cada detalhe, pesquisando o público a qual quer atingir e avaliar a importância e o impacto que sua criação terá em relação ao mundo a nossa volta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atividades do Blog